Curso ITIL Curitiba

Curso de Governança em Curitiba

ITIL

Novo logo do Google foi uma sacada genial para redução de uso da capacidade

Exceto se você esteve desconectado do mundo nos últimos dias deve ter percebido que o Google está com um novo logotipo.

Simultaneamente à novidade, um turbilhão de blogs de design começaram a dissecar as características deste novo logo. Mas um deles me chamou bastante atenção ao pincelar o sútil mas talvez principal motivo dessa mudança: o peso (sim, o tamanha imagem).

Veja o trecho do blog “Com Limão” onde o autor descreve de maneira bastante didática o impacto dessa mudança na estratégia de negócio do Google.

 

Segundo o CEO da empresa, o logo antigo consumia cerca de 14 mil bytes, a nova versão consumirá APENAS 305 bytes. 

 

O que isso significa? Vamos dizer que a página inicial do google.com receba 1 bilhão de visitas mensais (segundo dados do comScore de 2011, ou seja, uma estimativa bem baixa). O logo antigo representava um consumo mensal de 14TB. Com alguns pequenos ajustes e mudanças, sem perder o colorido e a essência da marca, o novo logo pula para um consumo mensal de 305 GB. Em resumo, a nova identidade reduz 45 vezes o consumo de servidor só com o logotipo.

 

Segundo o site The Verge, a redução deste consumo (além da economia financeira gerada pelo novo logotipo) faz parte de um dos objetivos da empresa, que é levar os serviços da empresa para áreas do globo onde o acesso à internet seja limitado.

 

Em resumo. Com uma simples tacada, o Google reduziu 45 vezes o consumo de servidores e resolveu uma necessidade do negócio por marcar presença em regiões com acesso limitado a Internet.

É disso que eu estou falando, meu caro! :-)

 

Fonte: http://www.itsmnapratica.com.br/

Leave a Reply