Curso ITIL Curitiba

Curso de Governança em Curitiba

ITIL

Gestão com Indicadores – PETI com Cobit & ITIL

Construir um PETI ( Planejamento Estratégico de TI ) que possa ser mensurável, monitorado e que esteja alinhado aos objetivos do negócio é fundamental para obter uma otimização nos gastos com os projetos de TI e entregar Valor.

Atendendo a necessidade específica de um Cliente construimos este treinamento para capacitar os gestores a desenvolver e alinhar o PETI baseado nas melhores práticas de mercado ( BSC, SWOT, Cobit, ITIL, CMMI,PMBOK, BABOK,CBOK).

Fato comum é a confusão entre Indicadores e KPI ( O que medir e como medir). O KPI  apesar de ser um indicador tem caracteristicas que o distingue!

Apenas para ilustrar, muitos profissionais desconhecem que o COBIT tem todo o seu desdobramento de métricas baseadas no conceito de BSC (Balanced Score Card)! E o seu modelo de maturidade é baseado no CMMI.

Lembramos que o Cobit, por exemplo, está baseado em mais de 40 frameworks para construir a sua visão de Alto Nível e integrar as açoes de Governança. Estabelecendo os Objetivos de Controles alinhado com as melhores práticas disponíveis no mercado! O Cobit promove o alinhamento da TI com os Negócios através do desdobramento dos temas estratégicos daEmpresa, em açoes dentro do PETI.

Utilizar as melhores práticas sem compreender o contexto empresarial é falácia! Sem o correto entendimento do ambiente em que a Empresa compete, as pressões do Mercado (Aqui cabe Porter, Mintzberg), o grau de maturidade interna, dificilmente se construirá um PETI que possa trabalhar os processos internos ( Aumentar a qualidade dos Serviços), e dirigir os esforços de melhoria na TI alinhado aos objetivos do negócio .

Estaremos reformatando e refinando este trabalho para lançar futuramente no mercado ( a duração é de 5 dias, o que se torna inviável para turmas abertas no contexto de TI)!

 

Fonte: http://omnett.com.br

Leave a Reply