Curso ITIL Curitiba

Curso de Governança em Curitiba

ITIL

Certificação ITIL – Algumas dicas de como passar

Muitos sabem que numa entrevista de emprego para um cargo da área de informática, o seu entrevistador muitas das vezes estará se lixando para o fato de você ter porventura doutorado nisso, mestrado naquilo, artigo científico tal, projeto de iniciação científica tal ou até phd no escambal que for… O pessoal da computação comercial não dá tanto valor nisso! Depois de experiência na área, o que eles gostam mesmo é de um “diplominha porreta” chamado CERTIFICAÇÃO.
Pra quem desconhece o termo, a certificação nada mais é que uma prova sobre determinada tecnologia, produto ou prática que, em geral, aplicada é pela empresa que desenvolve e mantém no mercado essa tecnologia, produto ou prática. O indivíduo que essa prova faz (e obtém boa nota) recebe uma “certificação”. O que no mercado prova que o mesmo possui conhecimentos práticos e teóricos para trabalhar com a tecnologia, produto ou prática qual ele executou o teste.
Difícil de entender? Bom, vá fazer computação então e me poupe de explicar isso… esse post é sobre ITIL!
Recentemente consegui tirar minha primeira certificação. Estudei da forma certa, fiz a prova e hoje já possuo a primeira e mais simples, porém não tão fácil, certificação da família ITIL.
Clássico atendente do suporte
O ITIL é uma biblioteca de boas práticas para a prestação de serviços em Tecnologia da Informação. Na prática o ITIL é toda uma teoria descrita em 5 livros escritos por técnicos desocupados da área de infra-estrutura e, provavelmente, um mentor chato da área de gerência de projetos. Cada livro contém toda uma literatura que descreve como elaborar, implantar e prestar um serviço de TI com qualidade. Dividido em etapas: Estratégia, desenho, transição, operação e melhoria continuada o ITIL descreve em cada um destes temas tudo que uma empresa (que tenha certo nível de maturidade e estrutura) precisa fazer para acabar com aquela palhaçada constante nas áreas de TI de muitas empresas:
Cliente: Alô? É do suporte?
Suporte: Pufff… hã… Sim é do suporte?     [olha para o cara do lado e diz baixo: Claro que é! Dããrr]
Cliente: Meu computador está com problema…
Suporte: Sei. Que bom pra você. [cara de ódio já!]
Cliente: Ele não abre a internet. Acho que quebrei minha internet!
Suporte: Filho, como você quebrou a internet?
Pra descontrair vejam essa piada didática-ilustrativa.
Daí pra frente vocês já sabem né?
Aplicando toda a teoria que o ITIL provê a informática se profissionaliza e a tendência é que os serviços sejam prestados com maior qualidade. Diferente deste formato esdrúxulo, primitivo e jumêntico qual estamos acostumados a receber serviços hoje. (vide SAC da Oi e/ou Atendimento na C&A sem porte do bendito cartão C&A)
Dai você me pergunta: Pra que fazer essa certificação Ciniro?
E eu lhe respondo:
ITIL é um conjunto de boas práticas para a prestação de serviços
1º – Primeiramente o certificado ajuda você a apresentar prova incontestável de competência e potencial para implementar práticas de real interesse no mercado de TI como diminuição de custos e aumento da qualidade na prestação de serviços..
2º – Um consultor ITIL hoje presta consultoria no mercado cobrando uma média de 170 reais a hora.
3º – A certificação ITIL não expira! (nem transpira)
4º – O conhecimento em ITIL é altamente aplicável, prático e de resultados rápidos. Muito reconhecida no mercado. Um excelente UP no currículo!
5º – Não é uma certificação em linguagem de programação ou banco de dados! Em outras palavras você estará habilitado a se sentir superior perante essa classe inferior do mundo da informática. Olha só! 🙂
6º – Por fim, sim, ter uma certificação é muito legal! Aquele papelzinho brilhante do estrangeiro com seu nome é incrível!
Bom, além de tudo isso, o melhor é que não existe segredo algum em tirar essa certificação. O que existem são passos a seguir. Se os fizer: Batata! Você será facilmente certificado. Então vamos lá!
A ITIL é composta de várias provas de certificação. A primeira obrigatória é a Foundations. Fazendo esta prova (e passando) o indivíduo ganha 2 pontos e estará habilitado a ir para a segunda etapa.
Na segunda etapa ele poderá escolher dentre vários conteúdos modulares quais mais lhe interessar. Em geral cada módulo se especializa em um ramo da ITIL. Fazendo a prova destes módulos (e passando) o indivíduo acumula de 3 a 4 pontos na sua “carteira ITIL de pontos”. Existem hoje no mercado 8 treinamentos da segunda etapa. Ao fazer a primeira prova e realizar algumas das provas modulares, se a pessoa somar um total de 17 pontos ela estará habilitada a ir para a terceira e última etapa.
Nesta terceira etapa ela realiza um treinamento final apenas e obtém mais 5 pontos. Por fim, somando 22 pontos a certificação conseguida é a famosa “ITIL Expert”. Último nível. Não existem mais que 2 mil certificados neste nível hoje no mundo todo. [entenda todo o fluxo de provas através deste diagrama]
Bom, e pra começar?
Como conseguir de primeira a ITIL Foundations?
Inicialmente eu recomendo seguir a risca os passos a seguir. Foi assim que fiz, assim que passei na prova de primeira e considero que não tem erro. As etapas são:
1 – Marque data de treinamento com uma empresa de treinamentos reconhecida
(custo médio do treinamento: 350 reais)
2 – Faça o treinamento
3 – Marque data da prova de certificação com a mesma empresa de treinamentos
(custo médio da prova: 250, 300 reais – depende do dólar)
4 – Faça a prova
5 – Seja feliz com sua certificação ITIL.
Profissional sem certificação ITIL
Profissional COM certificação ITIL
Algumas dicas que ajudam:
FAÇA TREINAMENTO PREPARATÓRIO:
MARQUE A PROVA ATÉ 15 DIAS APÓS O CURSO: Meu amigo não vá achar que ITIL é pouco conteúdo. É muita coisa! Se você fizer o curso e deixar pra fazer a prova 4 meses depois, sinto muito, suas chances de passar vão diminuir bastante. (obs: Eu fiz a prova 13 dias depois do treinamento)
LEIA A APOSTILA ANTES: No treinamento você ganha uma apostila e sim, é preciso ler a apostila toda. Em duas horas você faz isso! Leia tudo, entenda os conceitos pra ficar mais fácil. ITIL é cheio de nomes, siglas e termos. Já é muita coisa pra decorar, tente entender o que for possível. (obs: Eu, pra ajudar, fiz um resuminho)
FAÇA MUITO, MUITO SIMULADO: Essa é a melhor dica. Praticamente 50% da prova da certificação ITIL é feita de questões repetidas. Ou seja, quanto mais simulados baseados na prova você fizer, mais fácil será. Eu mesmo quando fui fazer a prova já tinha visto pelo menos 50% das questões antes. Logo, foi só marcar e acertar. Simulados muito bons podem ser encontrados aqui.
Fazendo isso tudo ai não tem erro!
A prova pode ser feita em Inglês, mas também já é possível realizar em Português do Brasil com tradução nota 5.3 (ruim/média). Ela possui 40 questões, você tem que acertar 23 para passar. A prova é feita somente em local autorizado, num computador separado, numa salinha pequena e também isolada. Existe um softwarezinho que é a prova em si. Você vai marcando as questões e tudo o mais. A nota sai na hora e, caso passe, a certificação chega na sua casa em até 30 dias.
Estou disponibilizando junto a esse post também um material muito bom para estudar. Esse material é composto de simulados completos, simuladores por tópico, uma apostila em português excelente (inclusive ótima pra quem não quer fazer o exame preparatório e sim a prova direto!), um tutorial para agendar a prova diretamente com a Prometric e um bom resumo de ITIL e seus conceitos. Baixe o material todo aqui.
Bom pessoal, acho que é isso por hoje então!
No início eu ficava muito curioso pra saber como eram os passos pra tirar uma certificação e não encontrava nada na internet escrito por quem fez. Enfim, espero que esse post seja útil pra você que quer tentar essa prova. E se for realmente tentar: BOA SORTE PRA VOCÊ ENTÃO!
Fonte: http://ciniro.blogspot.com.br

Leave a Reply